“Só agora reparo: vai-me guiando Brás Martins da Costa, sutil latinista, fotógrafo amador, repórter certeiro, preservador da vida em movimento. A foto viagem continua ontem-sempre, mato a dentro, imagem, vida última dos seres”*.

Trecho extraído do poema “Imagem, Terra, Memória”, de Carlos Drummond de Andrade.

Único ponto sem referência direta a Carlos Drummond de Andrade, a Casa do Brás foi construída em 1857 e pertenceu ao fotógrafo itabirano Brás Martins da Costa, que registrou o cotidiano das famílias, das festas religiosas e dos eventos políticos a partir de 1890.

Restaurada em 1998, a Casa do Brás passou a ser reduto oficial das principais exposições realizadas pela FCCDA. Mas, em 2005, um incêndio criminoso interditou o uso do espaço. Durante a reforma, a Casa do Brás passou por importantes adaptações e foi reinaugurada em fevereiro de 2012. Hoje é lar da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI).

Em 2013, também recebeu a exposição permanente “Foto-Viagem nos Tempos do Mato-Dentro”, que reúne fotografias de Brás Martins retiradas do livro “No Tempo do Mato-Dentro”, dos itabiranos Altamir José de Barros e Robinson Damasceno dos Reis.

Responsável: Viviane Guimarães
Telefone:
(31) 3835-2152
Endereço:
Casa do Brás (Rua Guarda-Mor Custódio, 156, Centro – Itabira/MG – CEP: 35900-003)
E-mail: elmicasadobras@gmail.com
Horário de funcionamento: 
terça a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h