“Na areia da praia Oscar risca o projeto. Salta o edifício da areia da praia”*.

*Trecho extraído do poema “Edifício Esplendor”, de Carlos Drummond de Andrade.

Inaugurado em 1998, o Memorial Carlos Drummond de Andrade tem o projeto arquitetônico original assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O espaço é uma referência nas áreas de educação e turismo com projetos e eventos periódicos voltados para crianças e adolescentes. Assim, recebe mais de 15 mil visitantes anualmente.

“Subir ao Pico do Amor e lá em cima sentir presença de amor”**.

 **Trecho extraído do poema “Ausência”, de Carlos Drummond de Andrade.

Localizado em um ponto privilegiado da cidade, na encosta leste do Pico do Amor, no bairro Campestre, abriga um precioso arquivo de livros de Drummond, incluindo primeiras edições de exemplares importantes da obra do autor, como “Alguma Poesia”, adquirido em outubro de 2013.

O acervo bibliográfico compreende ainda obras do poeta em língua estrangeira, cerca de 800 livros de autoria de diversos autores – doados por Drummond à Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Neto, no período de 1975 a 1987.

E não é só isso, também integra o acervo do Memorial Carlos Drummond de Andrade incontáveis correspondências trocadas entre o escritor e sua mãe e sua filha, Maria Julieta, bem como fotos, documentos e dedicatórias. Também é lar da Biblioteca Maria Julieta.

Responsável: Solange Duarte Alvarenga
Telefone: (31) 3835-2156
Endereço: Memorial Carlos Drummond de Andrade (Encosta Leste do Pico do Amor, s/nº, Campestre – Itabira/MG – CEP: 35900-073)
E-mail: memorialcdaitabira@gmail.com
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h; sábado, domingo e feriados, de 10h30 às 16h30
Entrada: R$ 2,00