Instituída em 1985, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) é uma entidade sem fins lucrativos localizada em Itabira, Minas Gerais. Mantida basicamente por meio de recursos municipais e parcerias, seu principal objetivo é fomentar e apoiar o desenvolvimento da cultura local, assim como preservar e difundir a memória e a obra do escritor itabirano Carlos Drummond de Andrade.

Situada na área central de Itabira, a sede administrativa da FCCDA conta com:

Além da sede administrativa, a FCCDA também é responsável por gerir os Pontos de Cultura relacionados à memória e obra drummondiana — Casa de Drummond, Fazenda do Pontal e Memorial Carlos Drummond de Andrade —, assim como a Casa do Brás, que abriga a Escola Livre de Música de Itabira.

A Casa de Cultura itabirana é uma referência em Minas Gerais e é considerada como importante polo irradiador das nossas tradições artístico-culturais: artesanato, artes cênicas, artes plásticas, artes visuais, atividades lúdicas, contação de histórias, dança, literatura, manifestações folclóricas e religiosas, música, oficinas, palestras, seminários e workshops, dentre outras. Parte dessas tradições já ultrapassou as fronteiras do país com apresentações em diversos países, como Portugal, Espanha e Itália.

Entre os principais eventos que compõem anualmente a agenda da FCCDA destacam-se: Festival de Inverno de Itabira, Semana da Música da Escola Livre de Música de Itabira e Semana Drummondiana.

Voltada aos interesses da comunidade, a instituição mantém aberto um canal para que artistas itabiranos possam destacar seus trabalhos. Anualmente são abertos os editais para a Lei Drummond (Lei Municipal de Incentivo à Cultura) e Fundo Municipal de Cultura. Além disso, desenvolve projetos e eventos que ocupam seus espaços culturais, como a Galeria, Foyer e Teatro, além dos seus Pontos de Cultura.

A FCCDA não conta apenas com a sua estrutura física. Também mantém em funcionamento diversos projetos artístico-culturais, tais como o Coral da FCCDA, Grupo Foclórico Tumbaitá, Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira (OCELMI), Programa Drummonzinhos, Projeto Tecitura, além de promover visitas guiadas ao Museu de Território Caminhos Drummondianos.

Fazer cultura está em nossas raízes. Temos os pés gravados em um solo ferrífero e alma liberta pelas palavras do poeta maior. A história mais bonita é a que se traduz em sorrisos, em lágrimas emocionadas, em aplausos, em contemplação. A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade abre suas portas para a expressão dos mais diferentes sentimentos. Nossos espaços e demais estruturas expressam o sentimento desta terra.

Superintende: Martha Mousinho Gomes Barbosa
Telefone: (31) 3835-2102
Endereço: Sede da FCCDA (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro – Itabira/MG – CEP: 35900-025)
E-mail: fccdasuperintendencia@gmail.com
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h