“Quintal erguido em rampa suave, flores convertidas em hortaliça e chão ofertado ao corpo que adore conviver com formigas, desenterrar minhocas, ler revista e nuvem”*.

*Trecho extraído do poema “Casa”, de Carlos Drummond de Andrade.

A Casa de Drummond é um sobrado de dois pavimentos construído no século 19 e foi a residência do poeta Carlos Drummond de Andrade em sua infância. A arquitetura, os jardins e o quintal estão entre as principais inspirações para versos famosos do escritor, que morou na casa dos 2 aos 13 anos. Atualmente, é roteiro do Museu de Território Caminhos Drummondianos e espaço para realização de exposições, oficinas e espetáculos musicais. A Casa de Drummond também abriga o Programa Drummonzinhos e o Projeto Tecitura.

Em 2013, a FCCDA participou do Chamamento Público para Modernização de Museus e teve o projeto voltado para a Casa de Drummond aprovado. A empresa Expomus foi contratada para fazer o plano museológico do espaço e, a partir disso, a Fundação Cultural pôde iniciar os programas de modernização do histórico casarão e a abrigar objetos pertencentes ao escritor itabirano, como a primeira máquina de datilografia; coleções de cartas e fotografias; prêmios literários que ele recebeu ao longo da vida; e obras de arte feitas em sua homenagem.

“A mão de meu irmão desenha um jardim e ele surge da pedra. Há uma estrela no pátio. Uma estrela de rosa e de gerânio. Mas seu perfume não me encanta a mim. O que respiro é a glória de meu mano”*.

*Trecho extraído do poema “Criador”, de Carlos Drummond de Andrade.

Telefone: (31) 3835-3894
Endereço: Casa de Drummond (Praça do Centenário, 137, Centro – Itabira/MG – CEP: 35900-023)
E-mail: casadedrummond@hotmail.com
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h; sábado, domingo e feriados, de 10h30 às 16h30
Entrada: R$ 4 (Caso visite três pontos Culturais o pacote sai a R$10)