Parágrafo Novo
Parágrafo Novo
Festividades aconteceram em 12 pontos da cidade, com uma programação intensa e diversificada
Após quase uma semana de muita alegria e celebração, o Carnaval Haja Amor de Itabira se consolidou como um verdadeiro sucesso, com uma programação cheia de energia, música e integração comunitária. Realizado entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, o evento se destacou pela descentralização das festividades, levando a magia do carnaval a diferentes áreas do município, com 12 pontos de celebração, incluindo as comunidades de Ipoema e Serra dos Alves.
Promovido pela Prefeitura Municipal de Itabira e pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o evento foi inspirado na icônica música “Haja Amor” de Luiz Caldas, cantor e compositor que popularizou o gênero Axé Music. Desde 2023, o Carnaval de Itabira aposta na valorização da cultura local e na promoção de um carnaval democrático e acessível, com destaque para as parcerias com as associações de bairros, que desempenharam papel fundamental na organização e execução da programação.
Este ano, não foi diferente. O “Circuito Carnaval de Rua” se destacou com atividades diárias nas praças dos bairros Pará e Campestre. Já as festividades em outros pontos da cidade foram realizadas ao longo dos dias, com uma programação intensa e diversificada.
“O Carnaval Haja Amor foi mais do que uma festa. Foi um espaço de valorização das culturas locais, um momento de encontro e confraternização para todos os itabiranos, e uma expressão do compromisso da cidade com a promoção da cultura, acessibilidade e bem-estar de seus cidadãos. Com um saldo positivo, a edição deste ano de Itabira se firma como um exemplo de como o carnaval pode ser um instrumento de transformação social e cultural”, destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Silva de Faria.
Segurança
Com o apoio das forças de segurança locais, o evento transcorreu com a tranquilidade esperada. A colaboração entre as equipes de segurança pública garantiu que as festividades acontecessem sem ocorrências que pudessem atrapalhar a festa.
Economia Criativa
Além de ser um marco cultural, o Carnaval Haja Amor também gerou um impacto significativo na economia local. Durante o período do evento, o número de turistas aumentou consideravelmente, especialmente na comunidade da Serra dos Alves, onde ocorreu o desfile do bloco
Filhos de Nandy. O bloco homenageia o cantor, compositor e produtor cultural Fernando Antônio Xavier de Souza, mais conhecido como Nandy Xavier.
O evento também gerou renda e empregos temporários para microempreendedores, como barraqueiros, ambulantes e food trucks, e movimentou diversos setores, como hospedagem, alimentação e transporte. “O Carnaval de Itabira, portanto, além de ser uma grande festa, reafirma a importância da economia criativa como fator de desenvolvimento local”, ponderou a superintendente da FCCDA.
Conecte-se com a FCCDA
Para acompanhar todas as ações e eventos realizados no município, siga as redes sociais da Fundação Carlos Drummond de Andrade (@fccda) e da Prefeitura Municipal de Itabira (@prefeitura_itabira).
A Fundação
Eventos
Mídia
Departamentos
Casa de Drummond
Casa do Brás
Fazenda do Pontal
Corpos Estáveis
Sede
Pontos Museológicos
Casa de Drummond
Caminhos Drummondianos
Memorial Carlos Drummond de Andrade
Fazenda Do Pontal
Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade
Politica de Privacidade