Contate-nos

Contate-nos

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

(31) 3835-2102

20 de março de 2025
Aula inaugural da Escola Livre de Música de Itabira abre as atividades de 2025
20 de março de 2025

ELMI oferece aulas de canto, musicalização infantil, piano, teclado, violino, violão, saxofone e flauta


A Escola Livre de Música de Itabira (ELMI), da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), realizou na noite de ontem (20) a aula inaugural que abre as atividades do ano letivo de 2025. O evento teve como objetivo dar as boas-vindas aos novos alunos e suas famílias, além de apresentar a estrutura, a equipe docente e as disciplinas que serão oferecidas ao longo do ano.


A abertura contou com a participação especial de alunos veteranos da ELMI, que realizaram uma apresentação musical executando quatro peças de grande significado cultural: Romaria, de Renato Teixeira; Eu Sei Que Vou Te Amar, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco; e Aquarela, de Toquinho. As apresentações ilustraram o nível de aprendizado e prática musical alcançado pelos alunos, evidenciando o compromisso da ELMI com a excelência na formação musical.


A aula inaugural também foi um momento para reforçar o compromisso da FCCDA com o desenvolvimento artístico e cultural da cidade de Itabira, oferecendo uma formação de qualidade para seus estudantes. A equipe pedagógica da ELMI destacou a importância da música no processo de desenvolvimento pessoal e social, ressaltando o papel fundamental da escola na promoção da cultura local.


“Estamos empenhados em transformar a Escola Livre de Música de Itabira em um centro de excelência, focado no desenvolvimento profissional dos alunos e na integração da comunidade por meio da música. A implementação de um novo Regimento Interno e um Projeto Pedagógico reformulado visa aprimorar a gestão e a qualidade do ensino, criando uma base sólida para o futuro da ELMI. Reafirmamos nosso compromisso com uma formação que vai além do técnico, estimulando a criatividade, a expressão artística e fortalecendo os laços culturais em nossa cidade", destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Silva de Faria.

A programação de 2025 da Escola Livre de Música promete ser uma jornada enriquecedora, com diversos projetos e atividades voltados ao desenvolvimento artístico dos estudantes. 


Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 31 de março de 2025
PNAB, CULTURA VIVA, EDITAL
 Música Popular Mineira
25 de março de 2025
Inscrições até dia 28 de março por meio do formulário online disponível no site da FCCDA
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 21 de março de 2025
PORTARIA Nº 003/2025 Nomeia a Comissão de Monitoramento e Avaliação dos projetos culturais habilitados no Edital de Chamamento Público FMC N.º 001/2023. A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, doravante denominada FCCDA, no uso de suas atribuições legais, especialmente as emanadas no artigo 19, incisos V e XI V, XII e XIII, do estatuto da mencionada Entidade, aprovado pelo Decreto nº. 2823, de 26 de abril de 2000 e alterado pelos Decretos n.º 452, de 30 de julho de 2002 e 479 de 23 de agosto de 2002; Considerando a Lei Federal n.º 13.019/2014 e suas alterações, Lei Federal 13.204/2015; Lei Municipal n.º 4.728/2014, Decretos Municipais n.º 3.423/2015 e n.º 4.577/2016 e a Resolução n.º 001/2023 do Conselho Municipal de Política Cultural; RESOLVE: Art. 1° - Nomear a “Comissão de Monitoramento e Avaliação” dos projetos culturais contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura – FMC, que contará com os seguintes membros: I) Representantes da FCCDA: Reginaldo José dos Santos, Otávia Senhorinha de Andrade Müller, José Nildo Bezerra Monteiro, Carolina Peixoto Magalhães, Letícia Lage de Almeida Costa, Aguinaldo Ferreira de Carvalho e João Victor Vieira Gonçalves. II) Representantes do Conselho Municipal de Cultura - CMC: Delci Cristina Martins Alves, Viviane de Lima Nunes Lourdes e Flávia Guerra Drummond. Art. 2º - São atribuições da Comissão acompanhar, fiscalizar o cumprimento das cláusulas constantes no edital e termos de execução, processar e julgar os resultados dos projetos vinculados ao edital do FMC. Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Itabira, 21 de março de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE PORTARIA PORTAL DE TRANSPARÊNCIA
...