sem comentários ainda

Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade reinaugura a Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) reinaugurou na quinta-feira, 8 de outubro, a Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto. Em meados de 2019, o espaço foi fechado para a realização de uma série de melhorias em sua infraestrutura com objetivo de garantir maior conforto e qualidade de atendimento aos seus usuários.

Nesse período foram realizadas as seguintes intervenções: troca do piso, reforma do telhado, reestruturação da infraestrutura de rede, pintura e reforma de prateleiras, impermeabilização na laje e pilar, revitalização da rede elétrica, pintura geral, compra de mobiliários, computadores, mesa de iluminação e novos livros para o acervo. O custo total foi de R$ 285.096,80.

A solenidade de reinauguração aconteceu dentro das comemorações pelos 172 anos de emancipação política de Itabira e contou com a participação da superintendente da FCCDA, Martha Mousinho Gomes Barbosa, e dos secretários de Obras, Ronaldo Lott, e Desenvolvimento Urbano, Robson Costa de Souza, do presidente da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), Sérgio Amaral, e do subsecretário de comunicação, Valério Adélio.

“A literatura é um instrumento fundamental para o desenvolvimento humano. É por meio dela que desenvolvemos o nosso pensamento, aprimoramos o entendimento sobre a nossa sociedade e o mundo que nos cerca, além, claro, de trabalhar a nossa imaginação e criatividade. Por isso é tão importante essa reinauguração da biblioteca pública”, destacou Martha Mousinho.

O evento, ainda, contou com declamação poética com o Programa Drummonzinhos.

Funcionamento

Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a FCCDA estuda junto a Prefeitura Municipal de Itabira um modelo de atendimento ao público da Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto. Nas próximas semanas será divulgado o protocolo de funcionamento do espaço.

Luiz Camillo de Oliveira Netto

Nascido em Itabira no ano de 1904, Luiz Camillo de Oliveira Netto foi historiador, documentarista, professor, político e empresário. Ele pertenceu a uma geração de intelectuais que questionavam as políticas ditatoriais de Getúlio Vargas, além de defender ideias republicanos e democráticos como fundamentais ao Brasil.