sem comentários ainda

FCCDA inaugura espaço dedicado à literatura

Na noite desta segunda-feira (9) a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) inaugurou um novo espaço dedicado à literatura. A livraria “Clube da leitura” agora faz parte dos espaços culturais da FCCDA, funcionando na galeria da instituição.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o prefeito de Itabira Marco Antônio Lage e o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, além de representantes da cultura e da sociedade civil.

A Clube da Leitura foi a única a cumprir os requisitos do Processo licitatório 005/2021 realizado pela FCCDA. O pregão teve como finalidade a concessão de parte do espaço da galeria da instituição para atividades voltadas para a literatura e o fomento às atividades artísticas e culturais.

Com o objetivo de transformar a instituição na casa dos artistas itabiranos, valorizando todas as manifestações artísticas integrando a população, a livraria entra como peça fundamental para essa diversificação. “É necessário que a gestão desenvolva novos formatos, visando o fortalecimento da indústria cultural itabirana, além de pensar em parcerias públicas e privadas que possam fomentar o ramo. Itabira é um grandioso celeiro cultural e visa a diversificação econômica por meio da cultura”, afirma o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.

“Esse momento é importante também para resgatar a autoestima dos itabiranos, para permitir o funcionamento de um bem cultural necessário para a fruição e o aprendizado e, acima de tudo, a livraria Clube da Leitura será um atrativo a mais para quem visita Itabira permitindo o mergulho no berço cultural que inspirou nosso poeta Carlos Drummond de Andrade”, destaca o prefeito Marco Antônio Lage.

O espaço conta com um amplo acervo de livros, além de um espaço de café, onde as pessoas poderão desfrutar de diversificadas opções enquanto leem um livro. Segundo Juliana Naves, proprietária da livraria, essa oportunidade foi um divisor de águas na história da Clube da Cultura. “Vir para a galeria da FCCDA não só traz um novo ambiente, como também um novo conceito, porque hoje eu consigo olhar pra trás e entender que pra uma livraria física sobreviver ela terá que se estabelecer como um local de encontro e lazer”, conta.

A Livraria Clube da Leitura fica aberta de segunda a sexta, entre 8h e 19h e aos sábados das 9h às 12h.