sem comentários ainda

44º Festival de Inverno de Itabira propõe singularidade cultural e artística

44º Festival de Inverno de Itabira propõe singularidade cultural e artística

 

Pela importante interface à cultura brasileira e não obstante em Itabira, neste ano, “Movimentos” é a temática da 44ª edição do Festival de Inverno, que parte da percepção do fazer cultural como mecanismo capaz de despertar, mover, mobilizar, instigar, inspirar, provocar, impactar e desencadear respostas dos expectadores da arte. E cada movimento provocado por uma atração cultural possui significado singular, nem sempre perceptível. Mas, os movimentos culturais significativos são aqueles que marcam territórios, cenários, emoções, memórias e senti antos.

Certo é esperar experiências únicas que os “Movimentos” das expressões culturais causarão no público, tangíveis ou não, porém marcantes. Sob essa inspiração, a expectativa é de uma programação cultural vibrante, dançante e impactante, que seja palco e cenário dos esperados “Movimentos” da cultura e da arte.

Entre os dias 20 e 29 de julho, o público terá 20 shows, 21 oficinas, espetáculos de dança, exposição, sessões de cinema, palestra, contações de histórias, lançamento de livro, intervenções culturais e, para as crianças, quatro espetáculos teatrais. Novidades desta edição, é a volta de eventos no Paredão da rua Tiradentes e uma oficina culinária proposta pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Minas Gerais.

Grandes atrações farão do Festival de Inverno de Itabira ainda mais singular, como o espetáculo “Pretérito Imperfeito” da Mimulus Cia de Dança, o Trio Amaranto com a Orquestra de Câmara da FCCDA e os shows do Boca Livre e do inspirador Alceu Valença.

Para a realização da 44º edição, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) avaliou 193 propostas e envolveu diretamente mais de 100 artistas itabiranos. As inscrições para as oficinas, que totalizam 405 vagas, começam no dia 05/07, no valor de R$ 10 ou gratuita para algumas. Os ingressos dos espetáculos e eventos serão revertidos em uma ação beneficente, em que o público deverá doar um litro de leite para os shows na Concha Acústica e um livro infantil para os espetáculos. As trocas dos ingressos acontecerão dois dias antes de cada atração.

O Festival de Inverno 2018 é uma realização da FCCDA e da Prefeitura de Itabira, patrocinado pela Vale e copatrocinado pela Unimed Itabira. São apoiadores da cultura itabirana, SP Comunicação, Hotel Água Santa, Restaurante Chico Savassi, Premium Executive Hotel, Siella Digital Media, Varanda Churrascaria, Sóier Odontologia, Casarão Turismo, Fruto de Minas, Box Mineiro, Pizzaria Italiana, Bússola Sete e Senac Minas Gerais.

Programação

Oficinas