sem comentários ainda

Semana da Consciência Negra é encerrada com compromisso contra o racismo em Itabira

A programação em comemoração à Semana Municipal da Consciência Negra movimentou Itabira nesse sábado, 20 de novembro. A data é marcada pelo Dia Nacional da Consciência Negra e foi celebrada com manifestações que lembraram a luta, cultura e tradições afro. Também foi assinado um termo de compromisso entre a Prefeitura de Itabira a ONU Mulheres por desenvolvimento de ações de combate ao racismo na cidade.

Na Feira Livre da Esplanada da Estação, o grupo de marujos foi recebido por um público atento e vibrante. Após a apresentação, o prefeito Marco Antônio Lage assinou o termo de Compromisso para o Enfrentamento ao Racismo no Município de Itabira. Pelo documento, a Prefeitura se compromete a promover a igualdade racial na cidade na qual 70% de sua população se autodeclara preta ou parda.

“Este termo apresenta bases de comportamento da nossa sociedade que precisamos difundir cada vez mais. São ações contra o racismo. Sabemos que este racismo estrutural existe no Brasil todo, muitas vezes de forma explícita, outras vezes de forma camuflada, mas precisamos acabar com isso. Quando falamos em melhorar a cidade, falamos também de acabar com racismo em nossa cidade. Queremos que isso contagie Itabira como um todo para atacar o racismo ainda existente, que é o que temos de mais vergonhoso em nossa sociedade. Precisamos saber que somos iguais e precisamos ser tratados de forma igual”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage

Ainda de acordo com o prefeito, as celebrações são importantes para refletir e criar políticas públicas que favoreçam a igualdade, seja de gênero ou racial. “Este documento assinado hoje foi elaborado com a parceria da ONU Mulheres, nele constam dados que demonstram que em Itabira tem racismo e necessita desenvolver uma estrutura social para acabar com a discriminação”, completou o prefeito.

Já a diretora da Promoção para Igualdade Racial, Nyara Crispim, fez um balanço positivo da Semana de Consciência Negra. “Houve muito empenho para trazer diversidade de atrações e estamos tendo uma resposta muito positiva. Trouxemos um evento diferente, principalmente com as intervenções nas escolas, com reflexões, debates e de cultura. Muito mais que uma Semana de Consciência Negra, vamos buscar um ano inteiro de consciência humana em nosso município”, diz Nyara.

Semana da Consciência Negra em Itabira

A Semana da Consciência Negra em Itabira teve como tema “A consciência é compartilhada, ensinada e tecida por várias mãos todos os dias”. Durante toda a programação, o evento procurou criar um espaço de reflexões sobre o combate ao racismo e trazer outras abordagens. Realizada ente 16 e 20 de novembro, a Semana contou com intervenções nas escolas públicas de Itabira, shows, comemoração ao Dia de Quilombo, roda de samba e muitas reflexões sobre o tema.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Governo (Diretoria de Promoção da Igualdade Racial), Secretaria de Educação (Conexão Jovem), Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

 

Fonte: Prefeitura de Itabira