sem comentários ainda

Itabira poética: 20ª Semana Drummondiana reverencia os 119 anos do nascimento de Drummond

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove entre os dias 22 e 31 de outubro a 20ª Semana Drummondiana. O evento focado na temática literária celebra os 119 anos do nascimento de um dos mais importantes autores da língua portuguesa: Carlos Drummond de Andrade. Ocorrendo nos espaços culturais da FCCDA, a semana tem como objetivo estimular a produção literária local, difundindo e promovendo a sua democratização.

Promovida tradicionalmente em Itabira durante os meses de outubro, o evento dedicado à literatura contará com uma programação com a participação de diversos autores renomados, estudiosos, pesquisadores literários, estudantes e artistas convidados. Dentre as atividades da grade estão: espetáculos cênicos, apresentações musicais, oficinas, intervenções poéticas, exposições, lançamento de livros, debates, palestras, mesas redondas e saraus poéticos, biblioteca itinerante, concurso literário, dentre outras.

Em Itabira, a poesia é considerada um patrimônio histórico cultural e imaterial através da Lei Municipal 4.935 de 2016. De acordo com o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, é fundamental que na cidade exista um planejamento de ações para que todos possam vivenciar a literatura. “A Semana Drummondiana impulsiona o incentivo à leitura e ao conhecimento de forma lúdica. Essa edição será especial por ter a proposta de envolver a cidade com ações visando o encantamento e a sensibilidade poética. A temática ‘A cidade toda poética’ inspira a importância do envolvimento de Itabira pela obra drummondiana, tornando-a única e especial”, explica.

Para Flavia Constant, gerente executiva de Investimento Social e Cultura da Vale: “é uma alegria participar das celebrações dos 119 anos do nascimento de Drummond nesta 20ª Semana Drummondiana, promovendo a literatura por meio de diversas linguagens e manifestações artísticas. Experiências como essa e como o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) – que o Instituto Cultural Vale também abraça -, incentivam o hábito da leitura e a formação de novos escritores, de forma lúdica, dialógica e inclusiva”, ressalta.

Já o prefeito Marco Antônio Lage destaca a importância do evento para o calendário cultural regional. “A Semana Drummondiana já é tradicional em Itabira e marca o mês do aniversário de Drummond, nosso grande poeta e filho ilustre. Acima de tudo, Itabira parte para um modelo ainda mais intenso de celebrar o escritor. Dessa vez, o evento foi ampliado com o Flitabira –  que vem para perdurar no calendário não só regional, como de todo o Brasil. Ambos destacam o nosso grande patrimônio cultural que é o Carlos Drummond de Andrade”.

 

Aniversário de Drummond

No dia 31 de outubro de 2021 é comemorado o aniversário de 119 anos do nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Com isso, tradicionalmente, há vinte anos, durante a última semana do mês, Itabira, terra natal de Drummond, se transforma em um ambiente de grande efervescência cultural e literária.

 

Esse evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Itabira, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

 

Conheça a programação completa da 20ª Semana Drummondiana em: https://cutt.ly/qRxEBzK .