sem comentários ainda

Devido a pandemia do novo coronavírus, 46º Festival de Inverno de Itabira é adiado

Em conformidade com o Decreto Municipal 3.248/2020 e com as recomendações do Ministério da Saúde, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) anuncia que o 46º Festival de Inverno de Itabira foi adiado. Inicialmente, o evento aconteceria entre os dias 3 e 19 de julho. Porém, devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e as medidas de enfrentamento ao vírus, será necessário alterar o cronograma da atividade cultural.

A medida se faz necessária para garantir a segurança do nosso público, assim como de artistas, colaboradores e parceiros. Neste momento difícil, temos que nos unir para garantir o bem-estar de todos e buscar soluções criativas para levar arte e cultura à comunidade itabirana e contribuir com a classe artística.

Dessa forma, a FCCDA deu prosseguimento ao edital de inscrições no 46º Festival de Inverno de Itabira. A primeira etapa de seleção se encerrou no dia 30 de abril e contou com 95 projetos inscritos — sendo 84 classificados. Agora, essas propostas seguirão para análise técnica.

Para viabilizar a execução do 46º Festival de Inverno de Itabira, a FCCDA vem acompanhando o cenário e a disseminação da COVID-19 para determinar uma nova data de realização. A instituição, ainda, trabalha com a possibilidade de realizar o evento em formato online — fazendo com que a cultura seja fortalecida em Itabira neste momento complicado.

Fomento

Nas últimas semanas, a FCCDA vem trabalhando em um edital de credenciamento para a contratação de conteúdo online junto aos profissionais da cultura.

O edital prevê que os artistas gravem um vídeo inédito com o seu trabalho, que será divulgado no canal da FCCDA no YouTube. Com isso, a instituição cultural pretende incentivar a produção artística.

Além disso, cria um mecanismo de remuneração aos profissionais do setor, que foram bastante atingidos pelas medidas de enfrentamento ao COVID-19, como a suspensão de atividades e apresentações culturais. O edital deve ser publicado nos próximos dias.

Entretenimento

Desde o início de abril, a FCCDA vem publicando às terças e quintas-feiras, em seu canal no YouTube, vídeos de shows, palestras e outras atividades culturais promovidos pela instituição nos últimos anos.

Até o momento, já foram divulgadas apresentações dos Itabiranos em Cena, Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira e Trio Amaranto, Coral da FCCDA e Quarteto Kairós, Jack no Bico, Jhony France, Cia. Itabirana de Danças Clássicas, José Miguel Wisnik e Kristoff Silva, dentre outros.

Nesta quinta-feira, 12 de maio, será a vez de publicar o vídeo da primeira Arena Hip Hop, realizada em 2018, na praça Dr. Acrísio Alvarenga, durante a abertura da 7ª Semana da Música — promovida pela Escola Livre de Música de Itabira (ELMI).

Além dessas ações, a FCCDA vem trabalhando em outros projetos para apoiar e fomentar o setor cultural neste período de enfrentamento ao COVID-19, prevendo atividades contínuas ao longo do ano.

 

Outras informações pelo site www.fccda.com.br ou pelo telefone (31) 3835-2102.