sem comentários ainda

46º Festival de Inverno de Itabira terá oficinas de gastronomia, música, artesanato e produção cultural

Com diversas oficinas gratuitas em sua programação, o 46º Festival de Inverno de Itabira utilizará o YouTube para publicar videoaulas já gravadas e o Google Meet para a realização de atividades ao vivo pela internet. Além disso, também está prevista uma live em que será ensinada duas receitas com ingredientes tipicamente mineiros.

As primeiras oficinas serão publicadas no YouTube no sábado. Às 14h, tem máster class de “Cajón Timbaleiro” para iniciantes com o músico Ronan Fabrício. Mais tarde, às 15h, é a vez de aprender o preparo de uma galinhada com a cozinheira e empresária Kelly do restaurante Aradíssimo.

Com aulas em dois dias, Tales Jaloretto divertirá a criançada com atividades lúdicas, estímulos músico-sensoriais e vivências teatrais na oficina “Brinquedos, Brincadeiras e outros Processos Mirabolantes”. O curso acontece no sábado, 12, e domingo, 13, sempre às 16h. A atividade acontece pelo Google Meet e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla.

Também no domingo, pelo YouTube, serão disponibilizadas as videoaulas de “Construção de Instrumentos Musicais”, com o músico Marcelo Hautequeste; e “Cajón Timbaleiro” avançado, com Ronan Fabrício.

Segunda semana

Abrindo a segunda semana de oficinas, o arte-educador Luciano Bruno “Millor” realiza, por meio do Google Meet, a oficina “Confecção de Livros de Pano”, voltada para terceira idade, professores e interessados em geral. O curso tem início na segunda-feira, 14, e vai até a sexta-feira, 18. Serão duas turmas: a primeira das 13h às 15h (com inscrições aqui) e a segunda das 15h30 às 17h30 (com inscrições aqui).

A segunda-feira, ainda, contará com a publicação no YouTube, às 16h, de uma oficina que ensinará a receita de um salgado chamado Maromba de Biomassa, criado pela nutricionista Sônia Andrade, da Viva Nutri.

Mais tarde, às 18h, terá início a oficina “Descomplicando a Produção Cultural”, com o produtor Marcos Alcântara. O curso acontece pelo Google Meet sempre às 18h, com a última aula marcada para sexta-feira, 18. A inscrição é pelo Sympla.

Já na terça-feira, 15, às 16h, será disponibilizada a oficina com a receita de lombo com geleia de pimenta e farofa dourada, ministrada pelas cozinheiras do Restaurante da Lili. Na quarta-feira, 16, também às 16h, Paloma Zunzarrem ministrará uma oficina com receita de pastel de angu. Os vídeos serão disponibilizados no YouTube.

A gastronomia segue no 46º Festival de Inverno de Itabira. Na quinta-feira, 17, às 16h, Rodrigo Bernardi, do Instituto ITI, ensinará uma receita de broa de fubá com goiabada. Na sexta-feira, 18, também às 16h, o cozinheiro retorna para explicar como fazer um petit suisse de morango. Os vídeos serão disponibilizados no YouTube.

Último final de semana

Nos dias que encerram o 46º Festival de Inverno de Itabira, a culinária e a música compõem a programação de oficinas. No sábado, 19, às 10h, Guilherme Procópio Souza ensina como fazer pães italianos com fermento natural, os chamados sourdough. Mais tarde, às 13h, Marcelo Hautequeste comanda a oficina “Percussão Corporal”. Os vídeos serão disponibilizados no YouTube.

Já no domingo, 20, às 14h, Rodrigo Bernardi ensina uma receita prática e que pode ser feita junto com as crianças: pão de queijo gourmet. Já às 16h, Ronan Barbosa mostrará como preparar um prato apreciado na culinária mineira: rabada de boi, mas sendo acompanhada por um vinagrete morno. Os vídeos serão disponibilizados no YouTube.

Tema

Em 2020, o Festival de Inverno tem como tema “Sou Minas Gerais” e presta uma homenagem aos 300 anos do nosso estado. Dessa forma, o evento busca trazer algumas das vertentes que compõem a rica cultura mineira, como música, teatro, artes visuais, gastronomia e outros

Edição on-line

Devido ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, o 46º Festival de Inverno acontecerá de forma on-line. Para isso, serão realizadas transmissões ao vivo e exibições de vídeos gravados pelo canal da FCCDA no YouTube — com algumas oficinas acontecendo pelo Google Meet.

O 46º Festival de Inverno de Itabira é uma realização da Prefeitura Municipal de Itabira e da FCCDA e teve um custo total de R$ 150 mil — valor patrocinado integralmente pela mineradora Vale. O evento, ainda, conta com o apoio da Valenet, Origami Propaganda, Unimed Itabira, Soiér Odontologia, Estância do Sol, Fazenda Gramagô, Restaurante da Lili, Aradíssimo, Nutri Vida e Instituto ITI.

Clique aqui e faça download da programação completa do 46º Festival de Inverno de Itabira.

Clique aqui e faça download da programação de oficinas do 46º Festival de Inverno de Itabira.

Outras informações pelo hotsite www.fccda.com.br/festivaldeinverno ou pelo telefone (31) 3835-2102.