"Semear... Ser Poético" De 13 a 28 de julho.

O FESTIVAL

Realizado ininterruptamente desde 1974, o Festival de Inverno de Itabira acontece tradicionalmente no mês de julho e atrai milhares de pessoas.

Com ampla e diversificada programação, o evento consegue atingir a todos os públicos – da infância a terceira idade. São oficinas, peças teatrais e de dança, intervenções em espaços públicos e escolas, shows, exposições e outras atrações inclusivas

Em 2019, o Festival de Inverno de Itabira chega à sua 45ª edição. Para este ano, o evento conta com o tema “Semear… Ser Poético” e busca despertar lugares, ambientes e situações favoráveis às experiências criativas da vida, principalmente na infância. Um processo que busca fortalecer a cultura como vetor de desenvolvimento humano e social.

GALERIA DE FOTOS
PERGUNTAS FREQUENTES

Quando acontece o 45º Festival de Inverno de Itabira?

O 45º Festival de Inverno de Itabira acontece entre os dias 13 e 28 de julho de 2019, em Itabira, Minas Gerais. O evento possui uma programação artística variada, gratuita e que ocupa diversos espaços da cidade.


Qual o tema do 45º Festival de Inverno de Itabira?

O tema do 45º Festival de Inverno é “Semear… Ser Poético”.


Esta escolha levou em consideração o artigo “A Educação do Ser Poético”, do escritor e poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1974, no Jornal do Brasil. No texto, Drummond defende o papel da arte na formação das pessoas, sobretudo na infância. Segundo ele, o ser poético é “o fundo mágico, lúdico, intuitivo e criativo que se identifica basicamente com a sensibilidade poética”.

Desta forma, a FCCDA se inspirou nas palavras do escritor itabirano para produzir o 45º Festival de Inverno de Itabira, pois entende que a cultura é um importante vetor de desenvolvimento social e humano. Assim, admite que há um desafio para a arte: o de despertar lugares, ambientes e situações favoráveis às experiências criativas da vida, principalmente junto às crianças.


Qual a programação do 45º Festival de Inverno de Itabira?

A programação completa do 45º Festival de Inverno de Itabira pode ser conferida no hotsite oficial do evento ou clicando aqui.


O público também pode retirar a agenda física com as informações do 45º Festival de Inverno de Itabira na sede da FCCDA (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira/MG), de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102.


Quais locais recebem atrações do 45º Festival de Inverno de Itabira?

O Festival de Inverno de Itabira ocupa diversos espaços da cidade e, com isto, busca descentralizar o acesso da população itabirana e do turista à cultura. Para a sua 45ª edição, estão previstos eventos nos seguintes locais:


Pontos de Cultura da FCCDA:
  • Casa do Brás (Rua Guarda-Mór Custódio, 156, Centro, Itabira/MG);
  • Casa de Drummond (Praça do Centenário, 137, Centro, Itabira/MG);
  • Memorial Carlos Drummond de Andrade (Encosta Leste do Pico do Amor, s/nº, Campestre, Itabira/MG);
  • Fazenda do Pontal (Rua Marieta Julieta, s/nº, Campestre, Itabira/MG)
  • Sede da FCCDA — Galeria, Foyer e Teatro (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira/MG).
Espaços Públicos:
  • Concha Acústica (Pico do Amor, s/nº, Campestre, Itabira/MG);
  • Largo do Batistinha (Centro, Itabira/MG);
  • Museu de Itabira (Praça do Centenário, 116, Itabira/MG)
  • Praça do Areão (Areão, Itabira/MG);
  • Praça do Centenário (Centro, Itabira/MG);
  • Praça Dr. Acrísio Alvarenga (Centro, Itabira/MG).
Espaços Diversos:
  • Centro Itabirano de Artesanato (Praça Joaquim Pedro Rosa, 504, Centro, Itabira/MG)
  • Escola Municipal Coronel José Batista (Praça do Centenário, 52, Centro, Itabira/MG)
  • Hospital Nossa Senhora das Dores (Avenida João Soares da Silva, 135, Penha, Itabira/MG);
  • Lar de Ozanam (Avenida Cauê, 79, Campestre, Itabira/MG).
Igrejas:
  • Catedral Nossa Senhora do Rosário (Praça Monsenhor Felicíssimo, s/nº, Centro, Itabira/MG);
  • Ermida Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, “Igrejinha do Rosário” (Avenida João Soares da Silva, s/nº, Penha, Itabira/MG);
  • Matriz Nossa Senhora da Saúde, “Igreja da Saúde” (Rua Dom Prudêncio, 129, Centro, Itabira/MG).
Bairros, Distritos e Localidades:
  • Bairro Gabiroba;
  • Bairro Pedreira do Instituto;
  • Bairro Nova Vista/Itaurb;
  • Campo Gordura (zona rural);
  • Ipoema (distrito);
  • Mata do Limoeiro (distrito de Ipoema);
  • Morro Santo Antônio (zona rural);
  • Sapé (zona rural);
  • Senhora do Carmos (distrito);
  • Serra dos Alves (zona rural).
 

Para quais eventos será necessário retirar ingressos? Como funcionará a retirada de ingressos? 

Para os eventos que acontecem na Concha Acústica, a entrada está condicionada à doação de um litro de leite, que deve ser entregue na entrada dos eventos. O espaço receberá o “Encontro de Motociclistas – Dia do Rock”, Balé Cia. de Danças Clássicas e show “Pé de Sonho”.


O acesso à Concha Acústica é limitada à capacidade do local: 2.269 pessoas.

Para os eventos que acontecem no Teatro da FCCDA, a entrada está condicionada à doação de um livro infantojuvenil. Os ingressos devem ser retirados pelo Sympla e os livros infantojuvenis entregues no momento de entrada nos espetáculos (para cada ingresso é necessário um livro, sem isso não será autorizada a entrada).

Os ingressos estarão disponíveis para a retirada no Sympla dois dias antes de cada atração no Teatro da FCCDA.

O espaço receberá os espetáculos teatrais “As Aventuras de Matias”, “Van Gogh – A Sombra do Invisível”, Stand-up com Stevan Gaipo, e “O Soldadinho de Chumbo” e o concerto com a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira.

O acesso ao Teatro da FCCDA é limitado à capacidade do local: 417 pessoas (incluindo poltronas para deficientes e obesos). Caso tenha dificuldades para retirar o ingresso via Sympla, a equipe da FCCDA está disponível para auxiliar no processo, bastando comparecer à sede da instituição.


Qual a programação de oficinas do 45º Festival de Inverno de Itabira?

A programação com as oficinas do 45º Festival de Inverno de Itabira pode ser conferida no hotsite oficial do evento ou clicando aqui.

O público também pode retirar a agenda física ou flyer com as informações sobre as oficinas do 45º Festival de Inverno de Itabira na sede da FCCDA (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira/MG), de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.


Como faço para me inscrever nas oficinas? A inscrição é gratuita?

As inscrições para as oficinas do 45º Festival de Inverno de Itabira são gratuitas e acontecem na sede da FCCDA, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102. As inscrições encerram-se quando esgotarem as vagas nas oficinas ou no dia de início de cada atividade.






CONTATO


Alguma dúvida? Entre em contato com a equipe da FCCDA pelo e-mail festivaldeinverno@fccda.com.br ou preenchendo o formulário de contato ao lado.