Contate-nos

Contate-nos

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

(31) 3835-2102

17 de março de 2025
Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto lança concurso de desenho para crianças
17 de março de 2025

Podem participar crianças de 7 a 12 anos que tenham cadastro na biblioteca 

Estão abertas as inscrições para o concurso de desenho realizado pela Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Com o tema  “Biblioteca: Onde cada livro é uma aventura esperando para começar”, o concurso oferece uma oportunidade para que crianças possam expressar sua criatividade e imaginação, através de desenhos que ilustrem a magia e as aventuras que os livros podem proporcionar. 


“A ideia é que as crianças não só desenhem a biblioteca como um espaço que oferece aventuras e descobertas, mas também criem uma definição poética simples, mas cheia de significado, como se estivessem contando um segredo sobre como a biblioteca faz elas se sentirem”, destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Silva de Faria.


Como participar

O concurso é voltado para crianças que estejam cadastradas na biblioteca, com idades entre 7 e 12 anos, desde que apresentem o termo de autorização preenchido por um responsável. As inscrições podem ser realizadas de 17 de março a 22 de abril. O regulamento completo, a ficha de inscrição e o termo de autorização estão disponíveis no site oficial da FCCDA (www.fccda.com.br) ou podem ser retirados diretamente na Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto. 


No momento da inscrição, o participante receberá uma folha personalizada para o desenho, que deverá ser entregue até o dia 22 de abril. O participante deve realizar um desenho livre, com a utilização de qualquer material artístico, como lápis de cor, canetinhas, giz de cera, etc., e incluir uma pequena frase poética que exprima como a biblioteca faz elas se sentirem.


Para realizar o cadastro na biblioteca, é necessário apresentar um comprovante de endereço, um documento de identificação e uma foto 3x4.


Premiação


O vencedor do concurso será premiado com um voucher para a compra de um livro de sua escolha no Clube da Leitura, estimulando ainda mais o amor pela leitura.


Critérios de Avaliação


Os desenhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:


  • Adequação ao tema: Conformidade do desenho e da frase com o tema proposto. (20 pontos)
  • Qualidade do desenho e criatividade da frase: Técnicas e originalidade. (30 pontos)
  • Criatividade da frase: Clareza e emoção expressa na frase. (30 pontos)
  • Originalidade e ineditismo: O desenho e a frase não podem ter sido publicados anteriormente ou participado de outros concursos. (20 pontos)


Exposição e direitos autorais


Os desenhos participantes poderão se tornar parte de uma exposição na própria biblioteca. No ato de inscrição, os participantes autorizam o uso gratuito e irrevogável dos direitos autorais sobre seus desenhos pela Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto. A decisão da Comissão Julgadora será soberana, e eventuais dúvidas serão resolvidas diretamente com a comissão do concurso.

Ficha de Inscrição

Folha de desenho


 Música Popular Mineira
25 de março de 2025
Inscrições até dia 28 de março por meio do formulário online disponível no site da FCCDA
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 21 de março de 2025
PORTARIA Nº 003/2025 Nomeia a Comissão de Monitoramento e Avaliação dos projetos culturais habilitados no Edital de Chamamento Público FMC N.º 001/2023. A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, doravante denominada FCCDA, no uso de suas atribuições legais, especialmente as emanadas no artigo 19, incisos V e XI V, XII e XIII, do estatuto da mencionada Entidade, aprovado pelo Decreto nº. 2823, de 26 de abril de 2000 e alterado pelos Decretos n.º 452, de 30 de julho de 2002 e 479 de 23 de agosto de 2002; Considerando a Lei Federal n.º 13.019/2014 e suas alterações, Lei Federal 13.204/2015; Lei Municipal n.º 4.728/2014, Decretos Municipais n.º 3.423/2015 e n.º 4.577/2016 e a Resolução n.º 001/2023 do Conselho Municipal de Política Cultural; RESOLVE: Art. 1° - Nomear a “Comissão de Monitoramento e Avaliação” dos projetos culturais contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura – FMC, que contará com os seguintes membros: I) Representantes da FCCDA: Reginaldo José dos Santos, Otávia Senhorinha de Andrade Müller, José Nildo Bezerra Monteiro, Carolina Peixoto Magalhães, Letícia Lage de Almeida Costa, Aguinaldo Ferreira de Carvalho e João Victor Vieira Gonçalves. II) Representantes do Conselho Municipal de Cultura - CMC: Delci Cristina Martins Alves, Viviane de Lima Nunes Lourdes e Flávia Guerra Drummond. Art. 2º - São atribuições da Comissão acompanhar, fiscalizar o cumprimento das cláusulas constantes no edital e termos de execução, processar e julgar os resultados dos projetos vinculados ao edital do FMC. Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Itabira, 21 de março de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE PORTARIA PORTAL DE TRANSPARÊNCIA
Por Licitação e Contratos 03 FCCDA 21 de março de 2025
PORTARIA Nº 004/2025 Nomeia Comissão para Monitoramento e Avaliação dos Resultados dos projetos culturais habilitados nos editais da  Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, doravante denominada FCCDA, no uso de suas atribuições legais, especialmente as emanadas no artigo 19, incisos V e XI V, XII e XIII, do estatuto da mencionada Entidade, aprovado pelo Decreto nº. 2823, de 26 de abril de 2000 e alterado pelos Decretos n.º 452, de 30 de julho de 2002 e 479 de 23 de agosto de 2002; Considerando a Lei Complementar 14.399/2022, que instituiu a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), a Lei nº 14.903/2024 (Marco regulatório do fomento à cultura), o Decreto nº 11.740/2023 (Decreto PNAB) e o Decreto nº 11.453/2023 (Decreto de Fomento); RESOLVE: Art. 1° - Nomear a “Comissão para Monitoramento e Avaliação” dos projetos culturais habilitados nos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) que contará com os seguintes servidores: - Aguinaldo Ferreira de Carvalho; - Carolina Peixoto Magalhães; - João Victor Vieira Gonçalves; - José Nildo Bezerra Monteiro; - Letícia Lage de Almeida Costa; - Reginaldo José dos Santos e - Otávia Senhorinha de Andrade Müller. Art. 2º - São atribuições da Comissão acompanhar, fiscalizar o cumprimento das cláusulas constantes nos editais e termos de execução, processar e julgar os resultados dos projetos vinculados aos editais da PNAB. Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Itabira, 21 de março de 2025. 177º Ano da Emancipação Política do Município. VANESSA SILVA DE FARIA SUPERINTENDENTE PORTARIA PORTAL DE TRANSPARÊNCIA
...